Portal de Notícias e Web Rádio 

A equipe de Abordagem Social, que atende as pessoas em situação de rua, vai intensificar ainda mais o serviço de busca ativa nesta semana, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou Alerta Laranja para a queda de temperaturas na região.

A partir da terça-feira (27), as equipes de Abordagem Social serão dobradas no período da madrugada e o contato com outros serviços que trabalham em ronda, como Guarda Municipal e PM, será intensificado, para que as pessoas identificadas sejam abordadas e acolhidas com a máxima agilidade.

A operação de inverno foi iniciada em junho, com a chegada do frio na cidade. A partir daí a Secretaria Municipal de Promoção Social intensificou o trabalho de abordagem e busca ativa da população em situação de rua. A meta é que todas as pessoas sejam encaminhadas aos abrigos institucionais, pelo menos durante a noite, período em que o frio é mais intenso.

Abordagem

O Serviço de Abordagem Social é o responsável pelo atendimento da população em situação de rua e funciona 24 horas por dia. As equipes abordam as pessoas nas ruas, na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é levada a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Promoção Social, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir.

Hoje, o município trabalha em colaboração com duas casas de passagem e dois abrigos permanentes. Com o frio, as equipes utilizam todas as estratégias de convencimento para que, pelo menos, as pessoas pernoitem nos abrigos institucionais.