Portal de Notícias e Web Rádio 

O Projeto de Lei n. 76/2021 propõe a criação da Semana Municipal do Ciclismo em Poços. A proposta é de autoria dos vereadores Luzia Martins (PDT) e Wellington Guimarães (DEM), o Paulista, e está em análise pelas Assessorias e Comissões Permanentes do Legislativo.

Caso aprovada pela Câmara, a Semana Municipal passará a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos da cidade e será realizada entre os dias 19 e 25 de setembro. Os objetivos principais são: difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres; promover campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando o uso da bicicleta.

A vereadora Luzia Martins destaca que, mais que uma comemoração, a Semana do Ciclismo é um período de reflexão sobre as atitudes no trânsito e sobre a necessidade de proteção ao ciclista, seja com fiscalização ou implantação de ciclovias como forma de proteção física. “Quando refletimos sobre isso, pensamos em qualidade de vida e em buscar soluções para viabilizar as vias exclusivas para ciclistas. Com essas ações, os resultados são a melhorias no trânsito, o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres e o benefício como atividade física. Vivemos em uma cidade acolhedora e podemos proporcionar ainda mais condições aos ciclistas de irem e virem com segurança”, afirma.

A parlamentar comenta sobre o uso da bicicleta enquanto meio de transporte sustentável. “A finalidade é também promover o uso da bicicleta, já que ela contribuir e muito com a redução das poluições sonora e atmosférica, diminuição de mortes no trânsito, desafogamento no transporte coletivo, entre outras questões. A bicicleta está, cada vez mais, se consolidando como uma tendência mundial, angariando muitos adeptos e a gestão pública deve apoiar os ciclistas”, reforça.

Para o vereador Wellington Paulista, essa proposta vem ao encontro de outras ações do poder público em prol dos ciclistas. “Existe um trabalho já desenvolvido pela Associação dos Ciclistas e o objetivo é que essa Semana Municipal venha agregar ao que já é feito. Ressalto aqui a importância do ciclismo junto aos projetos sociais da cidade e a representatividade que temos, atualmente, na modalidade, inclusive com atletas de competição, como o Renato Rezende. Outra questão muito importante é a realização de eventos dessa modalidade, envolvendo um número grande de participantes, através de um trabalho da Secretaria de Esportes. A Semana Municipal vem contribuir com tudo isso que já é promovido em Poços, valorizando ainda mais o uso da bicicleta. Sem contar os inúmeros outros benefícios já citados, que contemplam a trânsito e a qualidade de vida”, diz.

Após conclusão dos pareceres pelas Assessorias, o Projeto de Lei será colocado em votação durante reunião ordinária da Câmara.