Portal de Notícias e Web Rádio 

Os alunos do Parlamento Jovem de Minas, Polo Sudoeste, participaram de uma oficina de formação política sobre Poder Legislativo. O tema foi abordado pelo coordenador do projeto em Itaú de Minas Wallison Parreira, durante encontro virtual, na última quinta-feira (22).

As oficinas têm como objetivo discutir assuntos voltados à educação para cidadania, proporcionando aos estudantes momentos de debate e troca de informações. “O objetivo principal desta oficina foi discutir a organização interna dos Três Poderes, sua natureza e suas funções, em especial aquelas inerentes ao Poder Legislativo, que é aquele mais próximo ao cidadão e, talvez por isso, seja considerado o mais democrático também”, ressalta Wallison.

Samantha Ayumi Verta Toyama é aluna da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo. Para ela, apesar dos encontros remotos, é possível esclarecer dúvidas e participar dos debates de forma simples e dinâmica. “O projeto está sendo realmente incrível. Fico muito feliz pelo esforço e preocupação dos coordenadores quanto a nossa educação política, que visa ajudar nós jovens que muitas vezes não temos um acesso direto com esse assunto. Estou aprendendo muito e sei que vou aprender muito mais. Sei que o projeto vai me dar e já está me dando uma base de como eu cidadã posso participar da política rumo a melhoria do meu país”, ressalta.

A próxima oficina acontece no dia 29 de abril, também no formato online, com o tema “O papel do vereador”. Os encontros são transmitidos pela página da Escola do Legislativo de Poços no Facebook.

Polo Sudoeste

Neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, que agora é composto pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho e Passos. Oito escolas de Poços participam do projeto em 2021, que tem como tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS – campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa LovatoCaliari e Colégio Objetivo.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.