Portal de Notícias e Web Rádio 

Capturar a mineiridade e transmiti-la para a tela da TV e para as ondas do rádio é o foco do projeto Gerais+Minas, que foi lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), nesta sexta-feira (21), em Poços de Caldas.

As ações já começaram. Equipes da Rede Minas estão no Sul do estado e percorrem cerca de dez municípios da região, gravando conteúdos para a Rede Minas e Rádio Inconfidência. Ao final do projeto, 251 cidades mineiras terão sido visitadas, gerando, ao todo, nove programas, que irão ao ar a partir de outubro. Antes disso, a emissora já começa a exibir, nesta semana, a série “Minas são Muitas”, que também integra o Gerais+Minas com vídeos promocionais dos destinos. Estes vídeos retratam as belezas das cidades contempladas a partir de imagens feitas por fotógrafos dos municípios participantes.

A escolha das cidades foi feita a partir de diálogo do governo do Estado, por meio da EMC e da Secult, com governanças regionais, como prefeituras, Associação Mineira de Municípios, Associação das Cidades Históricas de Minas, além de outras instituições.

“O audiovisual é um dos principais ativos de promoção turística de um destino em todo o mundo e o programa Gerais+Minas vai identificar e registrar as nossas riquezas, tradições, nossa cozinha e a beleza da diversidade cultural e de nossas paisagens, para exibi-las em todo o país e, para um futuro próximo, até mesmo levar ao mercado internacional”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

“É um grande sonho que se realiza. A oportunidade de produzir conteúdo em parceria com os destinos de Minas. Nunca foi feito com essa abrangência”, comemora o presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis.

Lançamento

O Gerais+Minas foi lançado no Palace Hotel de Poços de Caldas nesta sexta. O evento contou com a participação da subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa; do presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Rodrigo Reis; do prefeito Sérgio Azevedo; do vice-prefeito, Júlio César de Freitas; do secretário municipal de Turismo, Ricardo Oliveira; e do secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Na ocasião, foi apresentada a ação que faz parte do programa Reviva Turismo, da Secult. O encontro foi transmitido online, através do canal da Secult no YouTube. “É fundamental a participação do Estado junto aos municípios nesta iniciativa de interiorização. A união de forças, com a presença da Rede Minas, nos anima muito, e só confirma o bom relacionamento e o trabalho conjunto do governo de Minas e das cidades em direção ao desenvolvimento”, afirma o prefeito Sérgio Azevedo.

“É um momento de muita alegria para Poços de Caldas. De Poços de Caldas para Minas, a partir das Gerais para nossa Minas”, destacou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. Ele agradeceu a todos os fotógrafos que participaram do primeiro trabalho desenvolvido em parceria dentro do programa “Gerais + Minas” – o “Minas são Muitas” – vídeo de um minuto sobre Poços de Caldas: Daniela Alvisi, Paula Prata, Rossmaly Borges, Juliano Borges, Décio Alves de Moraes (imagens cedidas pela família), Bruno Alves, Victor Imesi e Bárbara Salomão.