Portal de Notícias e Web Rádio 

Atendendo a uma solicitação das vereadoras Regina Cioffi (PP) e Luzia Martins (PDT), a Câmara recebe a exposição “Um Toque pela Vida”, em alusão ao Novembro Azul. A campanha visa conscientizar sobre os cuidados com a saúde do homem, em especial com relação ao câncer de próstata.

A abertura oficial da exposição aconteceu na última terça-feira (23), com a presença de vereadores, do prefeito Sérgio Azevedo, dos secretários municipais de Governo e de Administração e Gestão de Pessoas, Celso Donato e Ana Alice de Souza, do diretor do Departamento de Saúde Coletiva Nilton Junqueira e do médico urologista Dr. Celso Roberto Scafi. O material disponibilizado no saguão de entrada da Câmara foi elaborado pelo gabinete da vereadora Regina e aborda informações importantes sobre prevenção à doença.

Segundo o médico Dr. Celso Scafi, o câncer de próstata é o segundo tumor em incidência nos homens acima de 50 anos. Nesse sentido, ele alerta para a importância do diagnóstico precoce. “A Câmara Municipal se une ao restante da população pelo Novembro Azul. É uma campanha de conscientização para que os homens se atentem para os tumores, principalmente o de próstata. Esse é o segundo tumor em incidência em homens acima de 50 anos e é o segundo em mortalidade nessa mesma idade. O diagnóstico precoce faz com que você tenha oportunidade de tratamento ou pelo menos de controlar essa doença, para que o paciente possa voltar à sociedade, ao trabalho e à família. Então, o tratamento precoce, o diagnóstico precoce, é de fundamental importância e ele está disponível praticamente em toda a cidade, tanto no SUS quanto em convênio. Então, a Câmara faz um serviço extremamente importante na divulgação e no alerta para todos homens através do Novembro Azul”, disse.

Para a vereadora Luzia Martins, tão importante quanto à mobilização do Outubro Rosa, para a prevenção do câncer de mama, é a campanha Novembro Azul. “Esse tipo de câncer é a segunda causa de morte da população masculina no Brasil, mostrando o descaso à medicina preventiva. Por isso a importância da informação. O preconceito prejudica muito os homens no combate ao câncer de próstata. Para o diagnóstico precoce é preciso quebrar a resistência ao exame preventivo, pois quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de cura e/ou as possibilidades de vencê-la. As ações como o Novembro Azul são fundamentais para derrubar tabus e preconceitos, que ainda impedem os homens de cuidar da saúde. Este tema deve ser trabalhado em grande amplitude para atingir os objetivos propostos”, declarou.

A vereadora Regina Cioffi ressaltou o empenho da Câmara de Poços em ações que visam à promoção da saúde. “Temos aqui exemplos de Projetos de Leis e outras iniciativas muito importantes de promoção à Saúde. O interessante é que temos propostas dos vereadores para a promoção da saúde da mulher e das vereadoras para a saúde do homem. Isso mostra o compromisso com a população. O Novembro Azul para mim é mais amplo que o câncer de próstata, porque nós sabemos, por exemplo, que a obesidade, juntamente com fator hereditário, são gatilhos importantes para o aparecimento do câncer. É preciso dizer aos homens que não tenham medo de procurar o urologista. O medo faz com que não se realize o exame e quando descobrir será tarde demais, com cirurgias invasivas e possíveis consequências, como impotência, problemas urinários, entre outros. Façam a sua parte, cuidem da saúde”, alertou.

A exposição fica na Câmara até 03 de dezembro e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.