Portal de Notícias e Web Rádio 

Na última semana, aconteceu a grande final da Gincana do Saber Regional, na cidade de Paraguaçu. A dupla Laura Assis Monteiro e Maria Sofia Motta, da Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, representou Poços de Caldas no evento e ficou em segundo lugar. A cidade de São Lourenço foi a vencedora da competição.

O objetivo da Gincana do Saber é a formação política e educação para a cidadania de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental, através de um jogo de perguntas e respostas sobre o livro Constituição em Miúdos. O material foi elaborado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre e proporciona ao jovem um contato com os temas abordados na Constituição Federal em linguagem simples e acessível.

A estudante Maria Sofia Motta, de 15 anos, falou sobre a experiência em fazer parte do projeto. “Foi muito interessante. Acho muito importante conhecer a Constituição Federal e os princípios básicos dela, porque isso vamos levar para a vida toda. Estudar esse tema me ajudou muito a pensar no que eu quero fazer, que é Direito. O livro Constituição em Miúdos explica de uma maneira simples a Constituição e deveriam ensinar isso nas escolas, para que cidadãos tenham noção dos direitos e deveres. Foi uma experiência divertida e enriquecedora. Grata ao professor que nos incentivou e à Laura que esteve comigo. Por ser a primeira vez, ficar em segundo lugar mostrou que conseguimos aprender bastante”, declarou.

Além das alunas e do professor César Aparecido Dutra, que orientou a dupla, também estiveram presentes no evento final a diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Poços e coordenadora do projeto Tais Ferreira e a diretora da Escola Júlio Bonazzi Neusa Aparecida da Silva.