Portal de Notícias e Web Rádio 

* Em questionamento feito pelo Conselho de Diretores das Escolas Municipais de Poços de Caldas, o Departamento de Saúde Coletiva respondeu em nome da Secretaria Municipal de Saúde que “a 1ª dose da vacina já oferece proteção” e que a 2ª dose “é um reforço”. Isso não procede, não é o orientado e o apontado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), pela Nota Técnica 457/2021 do Ministério da Saúde, pela Nota Técnica Conjunta da Sociedade Brasileira de Imunizações e Sociedade Brasileira de Pediatria (13/07/21) e pela própria Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que em 6 de julho publicou orientação de que “somente o esquema vacinal completo te protege da doença”.

* A secretária de educação Maria Helena Braga está comandando pessoalmente o retorno às aulas que será apenas para uma parte da educação infantil, com horários diferenciados e com todo cuidado possível por parte das professoras e servidoras que trabalham nas unidades de ensino infantil. Colocou até mesmo o seu telefone à disposição das coordenadoras e pede o máximo de calma e cautela, seguindo com rigor as normas sanitárias neste período inicial. Os pais ficaram à vontade para enviar ou não seus filhos para as unidades de ensino e boa parte preferiu não aderir nesse primeiro momento, preferindo aguardar para ver como se dará o retorno.

* A Frente Nacional de Prefeitos está reivindicando do ministro Paulo Guedes, a abertura de crédito extraordinário de R$ 5 bilhões em 2021 para equacionar o rombo no transporte público, que enfrenta graves problemas desde o início da pandemia da Covid-19. Os prefeitos querem que o governo envie um projeto ao Congresso liberando esses recursos por fora da regra do teto de gastos. Até agora, 27 cidades se viram forçadas a intervir no sistema, devido à falência de concessionários.

* Está agendada para às 16 horas deste sábado uma nova manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, a concentração será no Parque José Affonso Junqueira, de onde os manifestantes sairão cobrando por mais vacina contra a Covid, auxílio emergencial, emprego e comida. De acordo com os organizadores, os manifestantes devem seguir os cuidados sanitários com o uso de máscara e de alcool em gel e manter o distanciamento.

* No mínimo infeliz a declaração dada pelo diretor de vigilância de saúde no município, afirmando que a primeira dose da vacina já imuniza e que a segunda dose serve apenas como reforço. Vai contra inclusive a campanha da própria secretaria que tenta convencer as pessoas a não deixar de tomar a segunda dose para estarem completamente imunizadas. Perdeu a chance de permanecer com a bôca fechada.