Portal de Notícias e Web Rádio 

Com o objetivo de aproveitar ao máximo as doses de vacina contra a covid-19, o vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou requerimento solicitando que o governo municipal implante a ‘xepa da vacinação’. Segundo ele, a vacina vem em um frasco com 10 doses e no final de expediente de um posto de vacinação, se não forem utilizadas todas as doses elas não podem ficar para o outro dia, e o resíduo pode ser aplicado em pessoas que não estejam selecionadas para receber a vacina no dia.

“Que seja feito um cadastro para que as pessoas possam se inscrever e possivelmente ser acionadas para aproveitar esta xepa da vacina, assim poderemos avançar na vacina, inclusive naqueles grupos que não são prioritários”, sugeriu o vereador. O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, explicou que as doses da vacina não são perdidas em Poços.

“Temos pacientes acamados que não podem sair da cama, de suas residências, que são cadastrados nosPSFs e quando sobra algumas dessas vacinas elas são levadas até essas pessoas”, garantiu. Para Mosconi, a medida parece a mais humanitária e não se perde nenhuma vacina. “Hoje a xepa praticamente nem existe porque o prazo de validade, de abertura desses caixas de vacina não tem esta perda tão rápida como no começo. Então não tem mais significado esta questão da xepa”, garantiu o secretário.