Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara de Poços realizou, na última quarta-feira (22), uma audiência para discutir o tema “Políticas públicas para tratamento dos resíduos sólidos”. O encontro foi proposto pela vereadora Regina Cioffi (PP), através de Requerimento aprovado em Plenário.

Com a presença de representantes do DMAE, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da empresa DME Participações, da 25ª Subseção da OAB/MG e de diversas instituições ligadas à coleta seletiva e à preservação do meio ambiente, entre elas Recriando, ASSOSUL, COOPERSUL, Canal Vida do Lixo e Associação Poços Sustentável, o evento discutiu: execução do Plano Nacional de Resíduos Sólidos; elaboração do Plano Municipal; trabalho das cooperativas; situação atual da área de transbordo de lixo; importância das campanhas de conscientização para separação correta do lixo.

Para a vereadora Regina Cioffi, a audiência foi bastante esclarecedora do ponto de vista técnico, tanto em relação à coleta seletiva, quanto ao destino final desse material. “O escopo foi atendido na sua essência, com um debate rico em informações, principalmente por parte das cooperativas e dos catadores independentes. Eles nos apresentaram dados importantes, possuem total conhecimento para participarem da construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Tive a oportunidade de indagar sobre a situação da área que será utilizada para transbordo de lixo e outros pontos fundamentais nesse processo”, ressaltou.

Segundo a vereadora, um encaminhamento da audiência foi a solicitação para uma reunião entre o prefeito Sérgio Azevedo e as cooperativas e catadores independentes. “Apesar de termos contado com a presença de representantes do Executivo, considero importante uma reunião para que o prefeito possa ouvir os envolvidos. Eles têm muita informação que podem ajudar, precisamos estreitar essa relação, visto que há muito tempo falta esse diálogo direto. Com isso, ganham os catadores, ganha o município. O papel da Câmara é esse, fazer uma ponte, levar as reivindicações e contribuir para que soluções sejam encontradas. Considero que foi uma audiência de grandes resultados”, disse a parlamentar.