Portal de Notícias e Web Rádio 

Ao longo desta semana, a vereadora Regina Cioffi (PP) fez questão de realizar uma prestação de contas com a população de Poços de Caldas sobre sua atuação na Câmara Municipal de Poços de Caldas no primeiro semestre de 2021.

Entre os destaques, Regina é a autora do projeto de lei que torna obrigatório o teste do pezinho ampliado nas ações de saúde da criança no município. A proposta foi aprovada por unanimidade e sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo. Dra. Regina, que também é médica pediatra, explica que no Brasil, atualmente, existem três versões do teste do pezinho: uma básica e duas ampliadas. A mais simples é capaz de detectar até seis tipos de doenças e está disponibilizada no SUS. Já as duas versões ampliadas podem detectar até 53 tipos de doenças metabólicas, incluindo as seis já detectadas no teste básico.

Também na área da saúde, destaque para o projeto de lei sancionado pelo prefeito Sérgio Azevedo que permite a entrega de medicamentos em casa para os idosos, as pessoas com mobilidade reduzida e as pessoas portadoras de doenças crônicas. A entrega domiciliar de medicamentos para essa parcela da população, além de facilitar a vida do usuário da farmácia da rede pública, garante acesso efetivo aos medicamentos, promove adesão ao tratamento e humaniza o atendimento. E por falar em medicamentos, no auge da pandemia da covid-19 em 2021, Regina não mediu esforços em buscar junto à União Química os medicamentos que fazem parte do kit intubação quando os mesmos estavam prestes a acabar na cidade.

Já como presidente da comissão de Meio Ambiente, Regina apresentou um anteprojeto de Lei Complementar para a criação da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, uma entidade autárquica integrante da administração indireta do Município. O projeto que prevê a extinção de canudos plásticos nas repartições públicas, o “Poços Plástico Zero” e também o projeto de lei “Uma Árvore, Uma Vida” também refletem a preocupação da vereadora com o meio ambiente.

Através do Deputado Federal Marcelo Aro (Progressistas), a vereadora apresentou proposta de emenda individual no valor de R$ 100 mil para a ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas). Vale lembrar que a ADEFIP assumirá a partir de agosto o atendimento e também o espaço da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) que por sua vez passará a oferecer capacitação aos profissionais.

O bom relacionamento da Dra. Regina com Deputados Estaduais e Federais permite que Poços de Caldas esteja hoje no mapa político do país. Na última semana, a vereadora realizou visitas em Belo Horizonte. A agenda contou com reuniões com o Deputado Estadual José Guilherme e o Deputado Federal Marcelo Aro (ambos do Progressistas).