Portal de Notícias e Web Rádio 

A convite da Secretaria de Serviço Social da Prefeitura de Carmo do Rio Claro/MG, a vereadora Luzia Martins (PDT) apresentou a servidores da área social daquele município alguns projetos e ações idealizados por ela em Poços. A parlamentar esteve com o vice-prefeito Douglas Esteves, a secretaria de Serviço Social Andreza Venerano Leite, o secretário de Governo Lucas Cardoso Carielo, a educadora social Marina Rocha, o assistente social Paulo César Soares e Imaculada Martins Tassi

Segundo Luzia, foi um momento de troca de experiências sobre diversos assuntos, entre eles a saúde mental dos jovens e a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. “Inclusive, fiquei surpresa e satisfeita em saber que Carmo do Rio Claro já conta com essa medida. É um Projeto que já é regulamentado no estado de Minas Gerais e que Poços de Caldas, apesar de já ter sancionado uma lei municipal sobre a obrigatoriedade destes profissionais nas escolas, está atrasada”, diz.

Ainda de acordo com a vereadora, algumas ações desenvolvidas por ela enquanto secretária de Promoção Social também foram discutidas. “Falamos sobre o programa Entrelaçar, que consiste em proporcionar o encontro intergeracional entre crianças da rede municipal de ensino e idosos acolhidos em instituições de Longa Permanência. Essa é um troca muito enriquecedora para os dois públicos. Conversamos também sobre o Poços Promove, um curso de capacitação para jovens, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional visando à integração ao mundo do trabalho, propiciando um espaço de autoconhecimento, identificação das capacidades e potencialidades, estimulando a construção de um projeto de vida”, ressalta.

A legisladora também falou aos servidores sobre o Coletivo Responsa. “Tive a satisfação em fazer parte da criação desse projeto pioneiro em Poços. O intuito deste é oferecer maior repertório aos adolescentes e jovens no que se refere à profissão, a partir da especialidade dos voluntários autônomos que compõem o coletivo. São propostas que fortalecem a área social e fiquei muito feliz em poder contribuir na criação de políticas públicas pela Prefeitura de Carmo do Rio Claro”, conclui.