Vereador questiona ações para atingir meta de vacinação

Na última reunião ordinária da Câmara, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento n. 234, que solicita informações do Executivo sobre a vacinação em Poços de Caldas. Segundo o autor da proposição, vereador Ricardo Sabino (PSDB), informações do Ministério da Saúde apontam que o município não atingiu, no ano passado, a meta de vacinação de Pólio e Sarampo. No requerimento, ele questiona quais ações a Prefeitura pretende adotar visando à mudança dessa situação em 2019.

A postura da Secretaria Municipal de Saúde com relação às crianças que não participam das campanhas de vacinação também foi um assunto abordado pelo vereador. “O intuito é saber como está a questão das metas de vacinação em Poços, se elas estão sendo atingidas de forma geral, e também qual o controle adotado no que se refere às crianças que, por algum motivo, não participam das campanhas”, afirma.

Sabino ressalta que o trabalho de imunização, como a maioria das pessoas já sabe, tem resultados comprovados no Brasil e no mundo. “Ao vacinar a população, acontece a diminuição da incidência de determinadas doenças e, ao longo das campanhas, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, mostrando que todos estão protegidos”, diz.

O legislador destaca, ainda, que no Brasil já houve a erradicação e redução de casos de diversas doenças, como a varíola e o tétano neonatal. Para ele, o assunto merece uma atenção especial do Executivo, no intuito de planejar e executar políticas públicas nessa área.

Fechar Menu