Portal de Notícias e Web Rádio 

O vereador Wellington Paulista (UNIÃO) é autor de um Requerimento que solicita informações da Prefeitura sobre a realização de consultas oftalmológicas para crianças. No documento, o parlamentar destaca a importância de um acompanhamento desde a infância como forma de prevenção e sugere um mutirão de exames nas escolas públicas de Poços.

Além da prevenção, o legislador enfatiza a importância da promoção da saúde. “É preciso garantir a saúde ocular das crianças e as consultas com oftalmologistas são de extrema importância no sentido de se ter um alerta para os riscos existentes quando certos sintomas e problemas não são tratados. Sabemos que a visão se desenvolve bastante durante essa fase da vida e só alcança a maturidade em torno dos cinco anos. Por isso é fundamental o acompanhamento”, comentou.

Segundo Paulista, essa demanda foi levantada após visitas em diversas escolas do município. “Tenho visitado as instituições de ensino da rede pública e pude discutir esse tema com mais frequência. Existe uma grande preocupação com a saúde preventiva dos olhos do público infantil e estamos questionando o Executivo o que pode ser feito nesse sentido”, disse.

No Requerimento, o vereador indaga se existe algum estudo que atenda apenas crianças nessa área, se há um cronograma ou plano de ação para atender à grande demanda na rede pública, como tem sido as ações pós pandemia, com o retorno das aulas presenciais, qual o número de consultas oftalmológicas direcionadas às crianças realizadas por mês e qual a possibilidade de se criar um mutirão de consultas e exames.

O Requerimento n. 651, já aprovado em Plenário, está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.