Portal de Notícias e Web Rádio 

O vereador Wellington Paulista (PSDB) é autor de um Requerimento que busca informações da Prefeitura sobre ações desenvolvidas no município para o bem-estar dos idosos. Um dos questionamentos do parlamentar é sobre quais programas vêm sendo realizados para promoção da saúde mental e emocional desse público.

Para o legislador, a oferta de atividades sociais, culturais e físicas afeta, diretamente, a qualidade de vida dos idosos. “Essas atividades promovem a interação social, estimulam o corpo e a mente, além de combater o isolamento social, que pode afetar negativamente a saúde mental. Além disso, a realização de programas educativos sobre saúde e bem-estar, envolvendo temas como alimentação saudável e prática de exercícios, contribui para a autonomia e melhorias no dia a dia”, ressalta.

Paulista cita, ainda, a importância do acesso aos serviços de saúde. “Quando falamos em saúde mental e emocional, falamos na disponibilidade de apoio psicossocial, como terapia individual ou em grupo, além de serviços de aconselhamento para lidar com questões como depressão, ansiedade ou luto. São questões fundamentais que devem ser observadas pelo poder público”, diz.

No Requerimento, o vereador indaga quais são as atividades recreativas e sociais oferecidas para promover o bem-estar dos idosos e como eles podem acessar tais projetos, como o município está promovendo estilos de vida saudáveis para a terceira idade e se há programas de apoio para famílias de idosos com problemas de saúde mental e emocional.

Desde o início do mandato, Paulista tem discutido demandas voltadas ao público idoso, como por exemplo a demarcação de vagas de estacionamento, implantação do projeto Capoterapia, atendimento pelo SUS, entre outras. No ano passado, uma audiência pública proposta pelo vereador foi realizada pelo Legislativo, acolhendo e encaminhando as sugestões apresentadas pela comunidade.

Tanto o Requerimento que trata das ações de promoção à saúde, como também outras proposições relativas aos idosos, estão disponíveis para consulta no site da Câmara www.pocosdecaldas.mg.leg.br