Portal de Notícias e Web Rádio 

O vereador Douglas Dofu (DEM) esteve, recentemente, no Haras Clube do Cavalo a fim de conhecer o trabalho realizado pela Associação de Equoterapia Poços de Caldas. Ele foi recebido pela psicóloga e equoterapeuta Cristiane Figueiredo e pelo proprietário do local Elton José Peterle.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo na reabilitação de diversas patologias. A Associação conta com 15 praticantes pelo SUS e uma média de 30 atendimentos semanais (SUS, particulares e apadrinhamentos). A maioria dos casos envolve paralisa cerebral, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Para o atendimento equoterapêutico, é preciso ter idade mínima de dois anos e encaminhamento médico.

Segundo Dofu, a Associação de Equoterapia presta um trabalho de grande relevância para o município, auxiliando os pacientes em seus tratamentos. “A equoterapia traz inúmeros benefícios aos praticantes e ainda é uma atividade pouco divulgada. Com vantagens físicas, psíquicas, educacionais e sociais às pessoas com deficiências físicas ou mentais, ela é indicada em casos de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, distúrbios de aprendizagem, entre outras”, comenta.

O vereador ressalta, ainda, a possibilidade de apadrinhamento dos praticantes. “O apadrinhamento realizado pela Associação também merece destaque, pois é uma forma de pessoas de baixa renda realizarem a equoterapia. Quem quiser ajudar precisa contribuir com um valor mensal e deve procurar a entidade”, finaliza.