Portal de Notícias e Web Rádio 

Com o objetivo de conhecer todo o trabalho realizado na Fundação Jardim Botânico, o vereador Douglas Dofu (DEM) esteve com o presidente Valdir Sementile, na última semana. Educação ambiental, pesquisa, manejo de plantas e projetos futuros foram alguns dos assuntos abordados durante visita à instituição.

A Fundação iniciou suas operações em outubro de 2003. Sua missão é atuar na conservação da biodiversidade, em especial na flora do planalto de Poços de Caldas e região, por meio de pesquisa e educação ambiental, mantendo acervos de materiais botânicos e promovendo participação da comunidade. O Jardim Botânico ocupa uma área de 45 hectares com vegetação representativa da região, onde estão implantadas trilhas

Devido à pandemia, os projetos educacionais desenvolvidos pela instituição foram suspensos. A expectativa é, que em breve, o Jardim Botânico possa voltar a receber escolas, comunidade e turistas. “A Fundação promove atividades de educação ambiental, associada à preservação e valorização do meio ambiente, recebendo alunos de escolas públicas e privadas. Um trabalho muito bem feito e que contribui muito para o processo de aprendizagem dos estudantes”, comenta Dofu.

Apesar da paralisação dos projetos voltados às escolas, as demais atividades continuam. “O trabalho de pesquisa, de ida a campo, de preservação de espécies e dos viveiros continua em pleno desenvolvimento. É impressionante a quantidade de espécies que temos no Planalto de Poços de Caldas e todo o trabalho de preservação que precisa ser feito para manutenção dessas espécies, preservação de sementes e o desenvolvimento de mudas. Um trabalho incrível realizado pelo Jardim Botânico que precisa ser divulgado e conhecido por todos, não só por turistas, mas pela própria população de Poços”, finaliza o vereador.