Portal de Notícias e Web Rádio 

No último final de semana, cinco bancos do Parque José Affonso Junqueira, nos arredores do Palace Casino, foram alvo de vandalismo. Acionada pelos servidores que fazem a manutenção do local, a coordenação da Divisão de Parques e Jardins procedeu à retirada dos bancos.

Conforme o secretário adjunto de Serviços Públicos, Miguel Salles, este tipo de ocorrência tem se tornado recorrente. Apenas nos últimos meses, foram aproximadamente 16 bancos vandalizados. A própria secretaria realiza os consertos e devolve o bem público ao seu local de origem. “É um serviço cotidiano de manutenção destes espaços, onde visamos manter um ambiente agradável em boas condições de uso para a população, mas que acaba sendo prejudicado por estes atos. A manutenção das praças centrais é feita diariamente pelos funcionários, mas quando os estragos são causados por atos de vandalismo, são recursos materiais e humanos que poderiam estar sendo investidos em outras melhorias para os cidadãos”, ressalta Miguel Salles.

A secretaria de Defesa Social relata a dificuldade de autuação do flagrante, pois o número de efetivo não é suficiente para toda a cidade, o que deve ser amenizado com a realização de concurso público ainda neste ano.

A população pode ajudar nestes casos, fazendo a denúncia pelos telefones da Guarda Civil Municipal, no 153 ou na Polícia Militar, no 190. O crime de vandalismo é previsto na lei 9.605, e também no artigo 144 do Código de Posturas do município (lei 9.166/2016) e pode acarretar multa de 50 a 500 UFMs (Unidades Fiscais do Município).