Portal de Notícias e Web Rádio 

Nesta segunda-feira (25), começa mais uma Campanha de Vacinação contra Influenza, popularmente conhecida como vacina da gripe.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação.

Os níveis de anticorpos protetores para a influenza declinam após 6 meses da vacinação, a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente 1 ano , por isso ela é feita anualmente.

A influenza e a COVID-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a influenza para atualização da situação vacinal para covid-19 nos grupos elegíveis.

Todas as salas de vacina do município aplicarão o imunizante, das 08h às 16h. O usuário deve levar os seguintes documentos: cartão do SUS ou , CPF , cartão de vacinas e documento comprobatório em caso de condição profissional ou clínica que se enquadre nos grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza.

A população prevista de grupos prioritários para Campanha de Influenza em Poços de Caldas é 61.528. Poços recebeu a 1ª remessa de vacina contra Influenza dia 21/03/, que corresponde 9,93% do público alvo com 6.110 doses.