Portal de Notícias e Web Rádio 

De autoria do vereador Claudiney Marques (PSDB), o Projeto de Lei n. 88/2021 dispõe sobre a permissão para utilização de vagas de estacionamento rotativo, sem a necessidade de zona azul, bem como das vagas em pontos em táxis que estiverem ociosos, por motoristas de táxi e de transporte por aplicativo durante espera, embarque e desembarque de passageiros. A matéria estão em análise pelas Comissões Permanentes da Câmara.

A proposta estabelece que as vagas poderão ser utilizadas até o limite de meia hora, com o pisca alerta ligado. Segundo o autor, em discussões junto aos motoristas, ficou evidente que a maioria dos passageiros aguarda a chegada do veículo dentro dos prédios residenciais ou estabelecimentos comerciais pelos mais diversos motivos. “São vários os motivos que levam os passageiros a aguardarem dentro das casas, entre eles violência, chuva, sol, etc. Em alguns bairros, existe uma dificuldade para os veículos estacionarem durante o momento que aguardam os passageiros, fazendo com que eles usem momentaneamente as vagas rotativas, chegando a ser penalizados por isso”, ressalta.

Claudiney destaca que o benefício apresentado pelo Projeto de Lei aplica-se apenas quando o motorista estiver trabalhando. “Temos notado uma mudança de comportamento dos munícipes na utilização do transporte, isso é algo crescente, o que gera novos postos de trabalho em tempos de crise econômica. A proposta tem esse objetivo, de permitir a esse grupo de motoristas que possam utilizar as vagas de estacionamento até o tempo limite durante a espera de passageiros”, finaliza.