UPA ganha um novo Raio-X

Em quatro anos, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, foram realizados pelo aparelho de Raio-X da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, 132.724 exames, que geraram pelo menos 265.448 imagens, tendo em vista que cada exame gera no mínimo, duas imagens. Com vida útil estimada em 200 mil imagens, o uso constante do equipamento, mesmo com as manutenções frequentes, gerou o desgaste natural.

Nesta sexta-feira, o equipamento começa a ser desmontado para dar espaço ao novo modelo cedido pela PUC Poços, como parte da contrapartida devida ao Município, pela implantação do curso de Medicina na cidade. O aparelho digital, com custo de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), será montado e instalado assim que o equipamento até então utilizado, for desmontado e retirado. A sala utilizada também passará por obras de adaptação. “Esta troca é um processo trabalhoso e delicado. Somente para desmontar o equipamento que hoje está na UPA, os técnicos estimam o prazo de pelo menos uma semana. E na sequência, vem a adaptação da sala e a montagem do novo equipamento.

Pensamos um esquema para que os exames de Raio-X continuem sendo feitos regularmente neste mês de fevereiro, portanto não haverá nenhum prejuízo aos pacientes, pelo contrário, após a conclusão deste trabalho, os usuários da UPA terão um equipamento ainda mais moderno para os diagnósticos. Ressalto que o paciente não precisa se preocupar, para ele continua da mesma forma, procurando a UPA da mesma maneira e lá, sendo encaminhado”, explicou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

Fechar Menu