Portal de Notícias e Web Rádio 

Recentemente, o vereador Lucas Arruda (Rede) recebeu eu seu gabinete a arquiteta e urbanista Janaína Gabriela Dias de Oliveira, formada pela UNIFEOB (Centro Universitário Octávio Bastos) de São João da Boa Visita/SP. O objetivo foi conhecer o projeto Centro Comunitário Paulo Freire, desenvolvido por ela em 2018 como trabalho final de conclusão do curso de graduação. No projeto, Janaína sugere a criação de um espaço que proporcione suporte e auxilio nas necessidades do bairro Jardim Kennedy II.

Segundo a arquiteta, o projeto tem como objetivo apontar as deficiências no bairro, situado na região sul de Poços, e apresentar propostas para as problemáticas analisadas da área em questão. “O Centro Comunitário será um lugar onde a comunidade poderá encontrar ajuda e troca de saberes, com espaços reservados para aulas de alfabetização para jovens e adultos, artesanato e cursos profissionalizantes, dentre outras atividades onde a população possa conviver e trocar experiências e vivências”, conta.

O Centro Comunitário leva o nome de Paulo Freire, de acordo com Janaína, por ser referência no quesito educação. “O mesmo defendia a aprendizagem em conjunto, onde o professor não é o protagonista da sala de aula. Na visão de Freire, o professor está ali para possibilitar a produção ou criação de conhecimento, o docente não conhece e não sabe de tudo e também tem o dever de aprender com seus alunos. Freire criou um método de aprendizagem para jovens e adultos, com este método o mesmo alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias. Assim também funcionará o Centro Comunitário, onde um individuo aprenderá com o outro, trocando saberes, vivências e conhecimentos. O sentido de comunidade é esse, a troca, a união e o apoio que um encontrará no outro”.

Janaína explica que o projeto contempla, ainda, a criação de um pomar urbano nas duas principais vias de acesso ao Kennedy II, além da revitalização de praças, construção de quiosques e outros equipamentos de lazer. “O projeto tem como objetivo levar mais saúde, qualidade de vida e união entre os moradores, gerando pontos de encontro e permanência. Os protagonistas nessas intervenções serão os próprios moradores, que poderão aplicar o que aprenderam no Centro Comunitário com os cursos profissionalizantes, gerando inclusive renda”, ressalta.

Para o vereador Lucas Arruda, é preciso valorizar o quadro de acadêmicos e as iniciativas desenvolvidas por eles. “São muito importantes esses projetos acadêmicos que visam colaborar com algum espaço público do município. Por isso recebi a Janaína com muita alegria. Ela mostrou grande interesse, escolheu um bairro específico, conversou com a população e analisou o que seria importante para a comunidade. Entrei em contato com o Secretário de Governo para que a Prefeitura possa ter acesso ao projeto e lá na frente, em uma possível intervenção no bairro, o mesmo possa ser considerado, mesmo que não na sua totalidade. É preciso enaltecer um trabalho como esse”, declara.