Portal de Notícias e Web Rádio 

Poços de Caldas tem sido destaque no mercado global de terras raras, essenciais para a tecnologia de ponta e energia renovável. Numa entrevista exclusiva, a macroeconomista Nomi Prins, o secretário de desenvolvimento econômico e trabalho, Franco Martins, e o vice-prefeito, Júlio César de Freitas, destacou a interseção entre política monetária e financeira, economia energética, e o desenvolvimento de recursos naturais.

Nomi Prins, renomada especialista em geopolítica financeira, tem sete obras publicadas, com o título mais recente sendo ‘Permanent Distortion: How Financial Markets Abandoned the Real Economy Forever’ (Distorção Permanente: Como os mercados financeiros abandonaram para sempre a economia real). Ela já foi destaque em importantes redes de comunicação, como BBC, CNN, Bloomberg, CNBC, MSNBC, CSPAN, Fox Business e PBS, e participou de diversos documentários nos Estados Unidos, Coreia, Holanda, Alemanha, França, entre outros. Seus artigos foram veiculados em publicações de prestígio como The New York Times, Forbes, Fortune e The Guardian.

Recentemente, a autora visitou Poços de Caldas para explorar como a diversidade geo-mineralógica da região transformou-se em um foco estratégico para investimentos em mineração, especialmente em terras raras. O Brasil possui a terceira maior reserva mundial desses minerais, com 21 milhões de toneladas. O potencial de crescimento econômico do país com a exploração desses recursos é superior ao de muitas outras indústrias, impulsionado pela abundância de reservas e pela demanda global crescente em setores como defesa, petróleo e gás, telecomunicações, energia, transporte e semicondutores.

Durante sua visita, Prins comentou: “O Planalto de Poços de Caldas é agora visto globalmente como uma região chave devido à sua abundância e viabilidade econômica para a exploração desses minerais. Escrevi sobre o cenário global competitivo para minerais de terras raras em meus cinco pontos críticos para 2024 no início deste ano. A competição só vai se intensificar e a IA será um fator de destaque. Nos próximos cinco flashpoints trimestrais, vou abordar esse assunto e estarão disponíveis em breve.”