Portal de Notícias e Web Rádio 

“Pra mim está sendo ótimo. Estava muito ansiosa pra voltar. Estou muito feliz, vou aprender ainda mais. Os protocolos de segurança são os mesmos: máscara, álcool em gel na escola inteira, distanciamento. Pra mim está sendo perfeito”, comemorou a aluna da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, Elizabeth Miguel Santos, de 16 anos. Ela acordou cedo para retomar as atividades presenciais que integram o sistema híbrido da Rede Municipal de Ensino, autorizado a partir desta segunda-feira, 2 de agosto, depois de um ano e meio de suspensão por conta da pandemia da Covid-19.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Braga, e o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi, visitaram a escola nesta manhã para acompanhar o retorno das atividades. “Fizemos essa volta com muito critério e com muita segurança para que todos possam trazer aquilo que viveram nesse um ano e meio e para que os professores possam aproveitar toda essa vivência neste semestre letivo”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Braga.

As 25 Escolas e 50 Centros de Educação Infantil que integram a Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas se prepararam para atender os protocolos sanitários para a retomada das aulas no sistema híbrido, autorizado pelo Comitê Municipal Extraordinário Covid-19, a partir do dia 2 de agosto.

“Estudei muito todos os protocolos, tanto nacionais quanto internacionais, para que pudéssemos ter uma volta segura. Tivemos todo um preparo, adequações nos banheiros, lixeira com pedal, vaso sanitário com tampas, salas de aula com distanciamento e a demarcação do piso”, informa a diretora da E.M. Wilson Hedy Molinari, Ana Maria Lobo.

Retorno gradual

A volta será escalonada, de acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, com novas turmas autorizadas a retornar dentro de um período de 15 dias. Na fase 1, de 2 a 13/08, podem retomar as atividades presenciais alunos do Jardim II, 5º ou 4º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino médio e 6º ao 9º ano de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O retorno será feito em 6 fases. De acordo com a professora Maria Helena Braga, esta é uma maneira cuidadosa de retorno, pela qual será possível realizar avaliações precisas e periódicas.