Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara de Poços aprovou, por unanimidade, uma Moção de Apelo à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais solicitando apoio e um plano de socorro aos produtores rurais, em especial os de café, frutas, hortaliças e legumes, e aos agricultores familiares do município que perderam suas plantações com as últimas geadas. A proposição é de autoria do vereador Douglas Dofu (DEM) e foi assinada por todos os vereadores.

Especialistas apontam que a geada ocorrida no dia 20 de julho foi a maior dos últimos 25 anos. Douglas Dofu ressalta que o fenômeno climático em todo o sul de Minas gerou transtornos e em Poços a situação não foi diferente. Ele comenta que todo o abastecimento dos produtos será fortemente prejudicado, o que pode encarecer os preços e gerar uma crise. “Visitei alguns produtores rurais no dia seguinte das geadas e me deparei com um cenário desolador. Muitos perderam até os vegetais que estavam plantados dentro das estufas. E, agora, trata-se de um momento difícil para eles se reerguerem, recomeçarem, sem que tenham uma ajuda. Preocupo-me também com uma crise de abastecimento que podemos enfrentar e a elevação dos preços dos produtos, que são básicos na alimentação de nossa população”, diz.

Segundo o parlamentar, se o Estado conseguir promover um plano de socorro, a expectativa é que, em breve, os produtores voltem ao plantio. “Para essa volta, eles precisam refazer suas plantações, mas estão desprovidos de recursos para se reerguerem. Um apoio é algo urgente, visto que, por exemplo, algumas lavouras, como o café, podem levar muito tempo para se recuperarem”, destaca.

A Moção aprovada pelo Legislativo e encaminhada à Secretaria de Estado está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Moção de Apelo n. 99/2021).