Semana de Conscientização sobre Autismo

A palestra “Educação inclusiva em diferentes esferas” abriu a programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo, realizada pelo Instituto A de Apoio e Orientação do Espectro Autista. O encontro aconteceu na Câmara de Poços, na última segunda-feira e contou com a participação dos professores Sílvia Ester Orrú e Daniel Carmo.

No início do encontro, o presidente do Legislativo, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), e o vereador Gustavo Bonafé (PSDB), autor do requerimento que solicitou a realização das palestras na Câmara, destacaram algumas iniciativas da Casa que tratam do tema Autismo. Os parlamentares citaram as leis municipais, aprovadas nos dois últimos anos que estabelecem ações para despertar a atenção para o Transtorno do Especto Autista.

Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre e doutora em Educação, a professora Sílvia Orrú abordou a questão da conscientização de uma formação humana a partir da educação. “A educação não pode ser limitada ao ensino, à alfabetização, por métodos conservadores, ou ao ensino apenas no contexto da universidade para formar um determinado profissional. A educação precisa ser vista como algo que nos humaniza, e a educação na perspectiva inclusiva tira, justamente, o autismo dessa condição de ser universalizado como uma síndrome, um conjunto de sintomas”, disse.

Fechar Menu