A segunda oficina de formação política destinada a alunos do Polo Sudoeste do PJ Minas 2021 discutiu o tema Constituição Federal. A diretora da Escola do Legislativo de Poços e coordenadora regional do projeto, Tais Ferreira, falou com os estudantes na última quinta-feira (15).

O encontro online abordou um histórico das Constituições Brasileiras e os principais direitos e garantias previstos na carta de 1988. “O Brasil já teve sete Constituições desde a sua independência e cada uma delas foi marcada por acontecimentos históricos de nosso país. É importante que o participante do PJ entenda o percurso trilhado para termos alcançado uma Constituição Federal que garante tantos direitos aos seus cidadãos”, ressalta Tais.

Durante a oficina, também foi apresentada a nova ferramenta para os participantes do Polo Sudoeste. Trata-se de um mural onde os estudantes podem encontrar informações sobre o projeto e o tema deste ano, vídeos das oficinas que já foram realizadas e um espaço para interação de cada cidade.

A aluna Isadora Carvalho, da cidade de Itaú de Minas, destaca a importância da troca de informações entre os participantes do projeto. “O PJ 2021, na forma online, está sendo bastante produtivo. Fizemos na última reunião um estudo da Constituição, a fim de conhecê-la desde 1824 até a atual Constituição de 1988. E além de adquirirmos tais conhecimentos, temos momentos de debates e troca de ideias de muita relevância para nossa evolução como pessoa, mas principalmente como cidadão de direitos e deveres”, pontua.

A próxima oficina acontece no dia 22 de abril, também no formato online, com o tema “Poder Legislativo”, ministrada pelo coordenador do PJ de Itaú de Minas Wallison Parreira.