Segunda oficina de formação política

Na última semana, alunos das 10 escolas de Poços que participam do Parlamento Jovem 2019 receberam a segunda oficina de formação política. O encontro contou com a participação do professor e assessor técnico Legislativo da Câmara de Poços, Filipe Sancho, que falou sobre o tema “O papel do vereador”.

Após a cerimônia de lançamento do projeto, os estudantes iniciam as atividades de formação, bem como de elaboração das propostas sobre o tema desse ano, que é Discriminação Étnico-Racial. Durante a oficina sobre o papel do vereador, eles receberam informações sobre as duas principais funções do Legislativo. “Falei sobre a primeira função, que é fiscalizar, pois cabe ao vereador o exercício direto do controle externo e o julgamento das contas do prefeito. Posteriormente, foi abordada a função de legislar, com foco principal no princípio da legalidade, segundo o qual o administrador público somente pode fazer o que a lei manda. Assim, cabe ao vereador autorizar os atos do Executivo, isso se torna claro na análise e votação da Lei Orçamentária Anual, pois todos os anos os vereadores analisam e votam uma lei autorizando o gasto de cada centavo da receita municipal”, conta Filipe Sancho.

Segundo o assessor, os alunos estavam bastante interessados e apresentaram uma série de dúvidas, deixando claro o interesse pelas questões políticas. “A partir dos debates, com as informações apresentadas e com a participação direta nos questionamentos do presidente da Comissão Legislação Participativa, vereador Gustavo Bonafé, os alunos compreenderam a importância da atividade dos vereadores”, afirma.

Para Sancho, o trabalho do PJ é de grande importância para o desenvolvimento dos alunos. “Há uma grande necessidade de falarmos de política, de compreendermos o nosso papel enquanto cidadãos e de participar ativamente no desenvolvimento da nossa cidade”, pontua.

Nesta quinta-feira, às 09h, no plenário da Câmara, os alunos receberão a terceira oficina. Neste encontro, estará presente o assistente Legislativo Rodrigo Galhardi, que falará sobre “O funcionamento da Câmara Municipal”.

Fechar Menu