Portal de Notícias e Web Rádio 

Thiago Mariano, titular da secretaria de saúde, encaminhou mensagem ao blog, com objetivo de responder a uma Moção de Repúdio, apresentada pelo vereador Silvio de Assis (MDB), sobre a atual situação do SAMU.

Diz o secretário que atualmente, o SAMU de Poços de Caldas conta com uma frota de 5 ambulâncias básicas e uma avançada em operação. Além disso, existem 4 outras ambulâncias que estão atualmente em conserto ou manutenção.

Além disso, diz o secretário, foram licitadas e chegarão em breve duas novas ambulâncias, bem como duas novas motolâncias. “Isso certamente ajudará a reforçar a capacidade de atendimento do SAMU na cidade, bem como sustentar a abertura das novas bases operacionais”, informa Thiago.

Quanto a essas novas bases, na zona leste e zona sul, o secretário de saúde afirma que estão em fase final de projeto e serão entregues até o meio deste ano. “Isso permitirá uma maior cobertura e eficiência no atendimento às urgências na cidade”. Diz ele.

Segundo Thiago Mariano, vale ressaltar ainda que segundo diretrizes normativas do Ministério da Saúde, o município de Poços de Caldas deve operar com no mínimo 2 ambulâncias básicas e uma avançada. Portanto, atualmente, o SAMU de Poços trabalha com o dobro de ambulâncias operacionais que a diretriz do Ministério da Saúde.

“Na nossa região, os municípios vizinhos fazem parte do CISSUL – que é o maior consórcio de SAMU do Brasil, com 153 municípios consorciados. Através do CISSUL, as bases descentralizadas trabalham com uma quantidade de ambulâncias e profissionais muito menores que o praticado em Poços, cabendo neste caso o princípio de sinergia, onde ambulâncias de um município dão suporte aos demais quando necessário. Em Poços, nosso SAMU é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde e atende especificamente à população da cidade”, garante o secretário.

Finalizando Thiago afirma que “ainda que tenhamos desafios, o SAMU de Poços é motivo de orgulho para todos nós! Estamos num grande processo de melhoria e ampliação, tendo já sido reformada toda a base matriz na zona oeste, realizado o contrato de terceirização da oficina dos veículos da saúde, incorporadas ao serviço duas novas ambulâncias zero quilômetro terceirizadas, realizada a licitação de duas novas ambulâncias e já com o compromisso de entrega das bases na zona leste e zona sul até o meio do ano”.