Santa Casa recebe exposição de fotos

Em 2019 a Santa Casa de Poços de Caldas completou 115 anos e, para comemorar a data, o Hospital organizou a exposição “Santa Casa Através do Tempo”, que conta um pouco de sua história, desde a fundação, em 1904, ainda em uma casa na esquina da rua Paraíba com a rua Assis Figueiredo, passando pelo seu segundo endereço, no prédio construído na década de 30, na rua XV de novembro, onde hoje funciona o Colégio Pio XII. A inauguração, em 20 de maio de 1962, do  prédio atual, construído na Praça Francisco Escobar. Depois passando pelas décadas até os dias atuais.

Inicialmente a exposição foi montada, de forma reduzida, na Câmara Municipal de Poços, onde no dia 28 de maio, através de requerimento do vereador Lucas Arruda (REDE), aconteceu uma sessão solene em homenagem ao Hospital. Após sair da Câmara, a exposição foi montada no salão de entrada da Santa Casa, onde se encontra atualmente e está aberta a visitação. Em breve, a exposição deve passar por outros locais da cidade, como o Shopping Poços de Caldas.

Fases

A exposição é divida em três fases. A primeira, “Santa Casa no Século XX”, vem de fotos recuperadas de um arquivo do Hospital, que mostram o primeiro endereço da instituição, onde hoje é a esquina da rua Assis com a rua Paraíba; a Santa Casa ainda na rua XV de Novembro, com fotos da Maternidade D. Darcy Vargas, na época única e modelo na região, construída e inaugurada pelo então diretor clínico Dr. Arthur de Mendonça Chaves.

Outra foto muito interessante dessa fase é datada do dia 07 de setembro de 1942, no lançamento da pedra fundamental do Pavilhão Dona Inezinha da Silva Dias, área do Hospital que na época funcionava na  rua XV de Novembro, com a presença do então presidente da República Getúlio Vargas, do governador de Minas Benedito Valadares Ribeiro e do prefeito de Poços Joaquim Justino Ribeiro.

A exposição é uma realização do setor de Assessoria de Imprensa do Hospital, em parceria com o setor de Captação de Recursos, da arquiteta da Santa Casa, Natália Siqueira, do setor de Qualidade e do fundamental apoio das voluntárias Luciana Marinoni e Lilian Junqueira, que não mediram esforços para que a exposição fosse um sucesso.

Inauguração

A inauguração da exposição na Santa Casa aconteceu na manhã do dia 14 de junho. Na ocasião, foram realizadas justas homenagens aos médicos  Dr. Victor Cardillo e Dr. Luiz Maurício Gonçalves Ferreira, que dedicaram grande parte da vida ao Hospital. Os dois falaram ao público e se emocionaram ao receberem as homenagens a ao contarem um pouco do que foi trabalhar na Santa Casa ao longo dos anos.

O evento contou com a participação dos funcionários do Hospital, do superintendente da entidade, Dr. Azér Zenun; do diretor clínico da Santa Casa, André Francisco Reis; do secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi; do secretário adjunto da pasta, Flávio Togni de Lima e Silva; do diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Nilton Junqueira; do vereador Lucas Arruda e do vereador Álvaro Cagnani.

Fechar Menu