Santa Casa realiza integração com residentes

Na última terça-feira foi realizado na Santa Casa de Poços uma integração da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em parceria com o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), com os médicos residentes. O objetivo foi divulgar o trabalho da CCIH de maneira que eles possam contribuir na prevenção das infecções hospitalares. Durante quase duas horas, o médico infectologista  Dr. Mario Augusto Krugman, presidente da CCIH e a enfermeira da da Comissão, Priscilla Ariana, falaram sobre métodos e protocolos usados para diminuir o risco de infecções. O Dr. Mario Krugner destaca que é fundamental esse tipo de integração, para que os residentes conheçam o importante trabalho realizado pela CCIH, visando a segurança dos próprios residentes, equipe multidisciplinar e, claro, dos pacientes.

“Usamos protocolos que não são tirados da nossa cabeça, eles vêm de uma concepção mundial. O que é feito aqui, é feito no Japão, nos Estados Unidos, na África… São procedimentos baseados em estudos, que mostram que é importante ter aquela técnica, aquela atitude frente a um procedimento”, explica Dr. Mario. O infectologista destaca ainda que não adianta seguir os protocolos sem realizar uma prática simples que é a higienização das mãos.  “Não adianta a gente ter o melhor equipamento, a melhor técnica, o melhor isso ou aquilo se não higienizarmos as mãos. É uma coisa tão simples e tão básica, que a gente acaba negligenciando. Isso tem que ser batido e enfatizado para que as pessoas acreditem e pratiquem”, afirma Dr. Mario Krugner.

A Dra. Francisca de Souza Barreiro, médica responsável pela residência médica na Santa Casa de Poços, ficou satisfeita com o conteúdo passado para os residentes durante a integração.

Fechar Menu