Santa Casa oferece cirurgia reconstrutora pós cirurgia bariátrica

A Santa Casa de Poços de Caldas bateu recorde em cirurgias bariátricas, tendo realizado 754 desde 2013.  Esses pacientes pós-cirurgia sofrem com o excesso de pele e, desde o ano passado, em uma parceria com a Secretaria de Saúde, o Hospital disponibiliza cirurgias reparadoras, realizadas pelo cirurgião plástico Dr. Julio Baiocato (foto).

Foram 22 cirurgias desde junho 2018 e a promessa do serviço crescer ainda mais em 2019, levando em conta que são mais de 500 pessoas, de mais de 80 cidades, que esperam na fila. As pacientes são chamadas de acordo com a data que fizeram a cirurgia  bariátrica.

Especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Dr. Julio Baiocato explica que esse tipo de intervenção cirúrgica deve ser feita de preferência após 2 anos da cirurgia bariátrica. “No primeiro ano do pós-operatório ocorre a perda de peso mais relevante e aguda e no segundo ano uma perda mais moderada, seguida da estabilização do peso que será muito importante para a indicação da cirurgia reparadora,  conforme diretrizes da Portaria do Ministério da Saúde”, explica Dr. Julio, que destaca que, em muitos casos, a cirurgia reparadora é a única opção.

“Após a cirurgia bariátrica são grandes as perdas de peso, variando de 50 à 100kg. A pele consegue se acomodar até um certo ponto e depois disso ela não adere mais. As sobras  excessivas de pele no abdome, mamas, braços e coxas, podem estar associadas a incapacidade funcional, infecções de repetição da pele e alterações psicológicas/sociais. São esses pacientes em que a cirurgia reparadora trará os melhores resultados e  benefícios”, afirma o cirurgião plástico.

“Felizmente todos os pacientes têm tido um bom resultado, estão satisfeitos com a cirurgia e com baixíssimo índice de complicações. Tudo isso graças ao trabalho em conjunto de toda a equipe da cirurgia plástica e da cirurgia bariátrica”, completa o cirurgião, que conta mais detalhes da cirurgia de redução de pele em seu site juliobaiocato.com.br.

Parceria que traz o bem

As cirurgias de redução de pele são disponibilizadas para a população através de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Santa Casa de Poços. O secretário da pasta, Flávio Togni de Lima e Silva, comemora essa vitória de Poços e região. “É uma cirurgia que estava sendo aguardada há tempos por muitos pacientes, até mesmo porque depois da realização das cirurgias bariátricas, é necessário um período para  avaliar se o paciente pode ou não ser submetido ao procedimento reparador. A presença da Secretaria Municipal de Saúde na comissão paritária da Santa Casa contribuiu para a busca de muitos resultados e um deles é a realização das cirurgias reparadoras em maior escala. São conquistas que nos trazem imensa alegria porque representam a nossa preocupação de ampliar os serviços prestados à população, mesmo em um momento de dificuldade financeira. Agradeço ainda o empenho da Santa Casa no atendimento a estes  pacientes”, declara Flávio Togni de Lima e Silva.

O superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun, lembra que as cirurgias reparadoras acontecem de acordo com portaria do Ministério da Saúde, onde os pacientes que fazem cirurgia bariátrica, após dois anos, atendendo todos os pré-requisitos, passam pelo cirurgião plástico. “Com a chegada do Dr. Julio Baiocato teve um grande ganho para Santa Casa que de julho para cá já realizou 22 cirurgias. Trazendo benefícios para aquele pacientes que fizeram cirurgias bariátricas desde o ano de 2013 e aguardavam por esse tipo de tratamento. Então, esse procedimento é muito importante, a Santa Casa da parabéns a todos os envolvidos e que nós possamos em 2019 dobrar esse número de cirurgias”, diz  Dr. Azér. (Rafael Santos).

Fechar Menu