Portal de Notícias e Web Rádio 

Visando dar mais segurança aos seus pacientes, a Santa Casa de Poços de Caldas está realizando a modernização elétrica da instituição. Trata-se de um projeto audacioso que o Hospital começou há anos em parceria com o DME,  Alcoa, Potencial Transformadores, Lamesa, Sul Minas Cabos, Pyrsmian, Curimbaba  entre outros parceiros.

O engenheiro responsável pela obra, Claudio Antonio da Silva, da Case Engenharia,  destaca a grande responsabilidade dessa modernização da rede elétrica. Segundo ele, atualmente, a rede elétrica da Santa Casa está trabalhando no limite, pois é provida de cabeamentos que já estão em desuso.

“Fizemos aqui um paralelo que o Hospital atende diariamente mais de mil pessoas, então o quesito segurança é muito importante. Porém, essa troca de cabeamento deverá ser feita sem a paralisação do Hospital, o que vai envolver um critério muito significativo, porque as alas deverão passar por bypass para depois ser efetuada realmente a troca do cabeamento. Esse cabeamento hoje em dia está preso dentro de tubulações que devem ser substituídas. Existe a ampliação da infra-estrutura e isso significa que é um processo não tão rápido de ser realizado, é um processo que demanda muita expertise na troca do cabeamento, pois não podemos ter paralisações e nem surpresas durante a execução”, explica o engenheiro, que destaca que a obra engloba várias outras coisas.

“Além da troca dos cabos, também estamos fazendo a instalação de QGBTS ( quadros de distribuição) novos, instalação de mezanino para suportação, instalação de rack para a distribuição de cabeamento, instalação da infra-estrutura completa, redimensionamento de cabos existentes, reavaliação de futuras ampliações, modernização do sistema de distribuição da energia. Além de instalação de  um cubículo da ABB, que está totalmente programado, pronto para funcionar”, diz Cláudio.

Parcerias

Segundo a arquiteta da Santa Casa, Natália Siqueira, esta obra só está sendo possível por causa de vários parceiros, como a Alcoa Foundation, que fez a doação de R$279.493,87, DME, entre outros