Devido a grande demanda por respiradores, principalmente pelo alto número de casos de covid, a Santa Casa de Poços, desde o início da pandemia, vem adquirindo mais equipamentos.

Após receber cinco novos respiradores doados pela PUC, o Hospital adquiriu com verba própria mais cinco respiradores que chegaram no final de junho. Além disso, foram doados mais quatro respiradores pela Secretaria de Saúde. Com isso, a Irmandade já conta com cerca de 70 respiradores para atender a população de Poços e região.

O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, destaca o grande número de pacientes que necessitam desses respiradores por conta do covid.

“A demanda está muito alta, estamos abrindo cada vez mais leitos para poder internar a população, só que a medida que abrimos o leito precisamos de respirador, que é um equipamento fundamental na assistência a esses pacientes. Nós já havíamos recebido há algum tempo cinco respiradores de doação da PUC que ajudaram muito, mas não foram suficientes. Por isso, eu senti a necessidade de comprar mais cinco respiradores. Também recebemos a doação de mais quatro respiradores da Secretaria de Saúde, que vem sendo nossa grande parceira durante toda essa pandemia. Com isso, temos conseguido atender a população da melhor forma”, relata Ricardo Sá.

A responsável pelo serviço de Fisioterapia do Hospital, Michelle Ferraz Martins Jamarim, explica que esses novos respiradores proporcionam mais segurança para os pacientes com insuficiência respiratória

“A administração do Hospital tem se preocupado em melhorar a qualidade da assistência frente à pandemia. Esses respiradores são muito modernos, multiprocessados e isso proporciona segurança tanto à nossa equipe no manuseio quanto segurança também para o paciente”, diz a fisioterapeuta.(Rafael Santos).