Na última semana, aconteceu mais uma reunião da Comissão de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Poços de Caldas, composta por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos , enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutrição, farmácia e todos aqueles envolvidos na assistência do paciente.
O objetivo é que, no caso de doenças que ameaçam a vida, o paciente possa ter uma assistência ampla e completa, com alívio de sofrimento, controle de sintomas e o apoio aos familiares, seja até os momentos finais desses pacientes, ou na preparação para a alta.
O Dr. Carlos Eduardo Ferreira explica que os cuidados paliativos são uma tendência mundial e a Comissão tem o objetivo de buscar a melhor maneira de cuidar do paciente, sempre de forma humana e individualizada.
“Na equipe de cuidados paliativos, trabalhamos com uma situação que chamamos de planos de cuidados. Esse plano é estabelecido por toda a equipe, onde a gente compartilha as melhores medidas para o controle de cada um dos pacientes e esse cuidado é feito de forma individualizada. A equipe multidisciplinar busca sempre levar uma assistência mais ampla e completa, com alívio de sofrimento e controle de sintomas, seja na preparação para a alta, seja nos momentos finais, quando é o caso de doenças em estágios mais avançados”, explica Dr. Carlos.
A psicóloga Milena Rossi Suedt, que também faz parte da Comissão de Cuidados Paliativos, destaca a importância desses encontros para que a equipe multidisciplinar da Comissão possa trocar experiências, horizontalizar o pensamento da equipe, discutir melhor questões chaves, discutir casos, elaborar planos terapêuticos, construindo o um cuidado em uma visão multiprofissional.