Portal de Notícias e Web Rádio 

A mudança na qualidade da água em um ribeirão localizado na Avenida Platina, no Jardim Kennedy, prova que recuperar afluentes leva tempo, mas é possível.

O ribeirão que passa pelo Parque das Nações, Jardim Aeroporto, Jardim Kennedy II e deságua no Ribeirão das Vargens de Caldas, possuía água turva e de cheiro forte. Atualmente, com os serviços executados pelo DMAE, como a substituição da rede coletora de esgoto, a interligação com a nova Estação de Tratamento de Esgoto, limpeza nas margens, além das manutenções pontuais, o local foi despoluído, sendo possível até notar a presença de peixes, o que demonstra a boa oxigenação da água.

“Os trabalhos feitos resultaram em um ganho ambiental para a região como um todo e para a população circunvizinha. Afinal, essa água é afluente também da Represa Bortolan. Importante esclarecer que as Estações de Tratamento de Esgoto não são as únicas responsáveis pela recuperação dos rios e ribeirões, pois são apenas parte do sistema. Para a despoluição completa, é necessária a conscientização também, por parte da população, que não deve jogar lixo nos córregos”, explicou o supervisor de manutenção e expansão do DMAE, Wellington Gammarano Alves Rangel.