Portal de Notícias e Web Rádio 

Em entrevista no programa Café Interativo, da Virando TV, o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, confirmou que houve uma mudança de patamar da pandemia, de perfil, do comportamento do vírus que tem preocupado tanto a população quanto as autoridades municipais.

“Realmente houve uma reviravolta.O fato é que essa doença é desconhecida,ninguém nunca falou vai acontecer isso, vai acontecer aquilo e pronto, acabou. Não! Isso não existe. Ninguém poderia imaginar que iria acontecer uma reviravolta nessas dimensões”, lamentou Mosconi.

Segundo ele, o município estava zerado de contaminações de covid, mas de repente começaram 2, 3, 8, 11, 20 casos por dia e depois dispararam, sendo registradas, até quinta-feira, 180 contaminações.

“A total convicção da realidade ninguém tem e não tem como ter, mas houve uma mudança e as pessoas ficaram muito mais contaminadas porque chegou ao final do ano parecia que ia acabando(contaminações) e houve uma mudança no hábito comportamental das pessoas”, analisou o secretário.

Ainda segundo ele, a doença se mostrou muito mais transmissível do que até um tempo atrás. O fato positivo, na sua avaliação, é que até agora não estão sendo registrados casos mais graves. “Temos uma doença com grande transmissibilidade e com baixa morbidade ou letalidade, graças a Deus”, afirmou Mosconi.

Ele reconheceu o receio do município não dar conta de atender a população, mas isso não tem acontecido.

“Estávamos na eminência de fechar o Hospital de Campanha. O contrato terminou dia 31 de dezembro,mas eu falei vamos mantê-lo por mais um período por uma questão de segurança porque não sabemos o que vai acontecer daqui há pouco. Felizmente tivemos uma boa compreensão e anuência do proprietário e prorrogamos por mais 6 meses”, explicou.

Foi providenciada também a aquisição de novos testes, que estão chegando aos poucos porque não existem mais em grandes quantidades.