Portal de Notícias e Web Rádio 

Falando no blog do Polli, “o vereador Silvio de Assis afirmou que esses 6 meses no legislativo tem sido de muito aprendizado, muitas conquistas e algumas frustrações. “Muitas coisas que a gente pensa que como vereador vai conseguir fazer com mais rapidez acaba esbarrando em demora, mas mesmo assim tem sido produtivo”, garantiu. Sobre a possível volta às aulas, o vereador se mostrou favorável, alegando que já se passaram 1 ano e meio com as crianças sem aula e que isto vai causando um prejuízo muito grande no aprendizado delas.

“Acredito que as escolas particulares devem estar prontas para este retorno, mas nas unidades municipal tenho certeza que algumas não estão. Serão necessários alguns reparos e melhorias urgente devido a questão sanitária, porque hoje ainda estamos vivendo uma pandemia e algumas coisas precisam ser feitas”, disse o vereador do Republicanos” (destaque nosso)

Falta com a verdade o ilustre vereador quando afirma que as crianças estão sem aula há um ano e meio. Será que ele vive em outra cidade? Durante todo esse tempo estão sendo ministradas aulas pelo sistema remoto. Ele precisa ser atualizado. É grande o esforço dos profissionais de educação para ministrar essas aulas e não podem ele vir a público dizer inverdades.

Outra questão de suma importância, quando afirma que as escolas particulares “devem” estar prontas, “mas nas unidades municipal tenho certeza que algumas não estão….”.

É de sabença geral que a principal função do vereador é a fiscalização. No momento em que ele acha que as escolas particulares devem estar prontas, deixa claro e evidente que não houve nenhuma preocupação em verificar as condições das escolas particulares. Retorno das aulas presenciais na base do “achismo”, que grande absurdo.

Mas reconhece que na rede pública municipal várias unidades não estão em condições, o que nos leva a uma pergunta: como retornar se existem unidades que não reúnem condições mínimas para receber os alunos?

O mais grave de tudo: E A VACINAÇÃO? Só estão sendo submetidos à vacina os trabalhadores do setor de educação, e ainda assim, APENAS COM A PRIMEIRA DOSE, que não é suficiente para a imunização, Basta ver o “vacinômetro” publicado pela Prefeitura, onde vemos que com a primeira dose foram vacinadas 3.011 pessoas, e com a segunda dose APENAS 83 pessoas.

E os alunos que não receberão a vacina, ficam desprotegidos? É bem verdade que não existe previsão de vacinação para pessoas da faixa etária da comunidade escolar do ensino infantil e fundamental. Mas isso significa que estão imunes? Claro que não. Há necessidade de se conceder a eles outros meios de proteção, ou seja, NÃO AGLOMERAR, DISTANCIAMENTO MÍNIMO, USO DE MÁSCARAS, USO EM PROFUSÃO DO ALCOOL EM GEL.

As escolas proporcionam esse tipo de proteção? Acreditamos que não e o vereador não se dedicou em momento algum ao tema “proteção dos alunos”.

Não é demais esclarecer que no Estado de São Paulo, o Governador já declarou que irá vacinar as crianças a partir da faixa etária de 12 anos, a partir de agosto. Essa sem dúvida seria uma medida extremamente salutar para o retorno às aulas presenciais, além das outras medidas de proteção, principalmente neste momento tão grave, em que uma nova variante está assombrando o mundo, a exemplo que que está ocorrendo em Portugal. ESTAMOS IMUNES?

Outra questão que não foi objeto de preocupação por parte do i. vereador. E o transporte escolar estaria em condições de prestação de serviço adequado, com todas as medidas de segurança, distanciamento, etc.? Ao que tenhamos conhecimento não existe qualquer estudo a respeito.

Mais uma vez chamamos a atenção de nossas autoridades para que atuem com responsabilidade e não apenas na base do “achismo”, tão comum entre as mesmas.

JOÃO LUIZ AZEVEDO (advogado)