Portal de Notícias e Web Rádio 

Na última semana, a Câmara sediou a Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas 2021. O encontro contou com a presença de alunos e coordenadores dos 11 municípios que compõem o Polo Sudoeste: Poços, Albertina, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho e Passos. Na oportunidade, foram votadas as propostas de todas as cidades sobre o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sendo priorizadas cinco para encaminhamento à etapa estadual do projeto, agendada para novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O evento contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Marcelo Heitor (PSC), do prefeito Sérgio Azevedo, do presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo, vereador Douglas Dofu (DEM), dos vereadores Kleber Silva (Novo), Wellington Paulista (DEM) e Sílvio Assis (MDB), e da vereadora e coordenadora do PJ de Passos Aline Gomes de Souza. Vereadores de outros municípios também prestigiaram a Plenária.

Entre as propostas priorizadas para fase estadual estão: ampliar o número de cargos profissionais e concursos específicos para a polícia ambiental e o corpo de bombeiros, com obrigatoriedade do curso de primeiros socorros em animais silvestres; investimento por parte do governo na implantação de fontes de energia renováveis, como a eólica e fotovoltaica; incentivar o reaproveitamento da água da chuva, por meio da implantação de um sistema de captação fluvial e reuso, sendo utilizada socialmente.

Ainda durante a Plenária, foram escolhidos os representantes do Polo que irão a Belo Horizonte na próxima fase. Júlia Beatriz Lima, de Itaú de Minas, Cauã Aparecido Vieira Jerônimo, de Guaxupé, e Rayane Luísa Martins, de Albertina, foram os escolhidos pelos demais estudantes. Além deles, participarão de forma remota do evento mais 24 alunos.

A coordenadora do PJ em Poços Tais Ferreira ressaltou o empenho dos jovens em todas as etapas do projeto. “Foi uma grande satisfação sediar a Plenária Regional e receber os estudantes do nosso Polo para o evento. Os grupos de trabalho realizados no período da manhã foram muito produtivos e as propostas aprovadas no período da tarde são de grande relevância para nosso Estado. Estou muito feliz com os resultados desta edição do projeto, que desde o início contou com coordenadores e alunos engajados e preocupados com um futuro melhor”, afirmou.

Cauã Vieira, aluno da cidade de Guaxupé, falou da expectativa em participar da próxima fase. “A nossa Plenária Regional foi muito legal e divertida, conhecemos bastante gente nova e criamos propostas bem interessantes para a fase estadual. Eu sou um dos escolhidos para essa etapa e espero poder representar muito bem meu Polo e todos os participantes do PJ”, disse.

Na Plenária Estadual, os alunos aprovam as propostas encaminhadas pelos Polos Regionais e o documento final é enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG para providências.