A Caldense fará sua estreia na Copa do Brasil 2021 nesta quinta-feira, dia 18, às 17h30 contra o Vasco da Gama no Ronaldão. O jogo seria às 21h30, mas foi antecipado para terminar antes do toque de recolher entre 20h e 5h, determinado pelo Governo de Minas Gerais.

A Veterana precisa necessariamente da vitória para passar de fase, pois de acordo com o regulamento da competição, o time carioca tem a vantagem do empate por estar melhor classificado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Durante a semana a equipe alviverde realizou treinos preparatórios no Ninho dos Periquitos e aproveitou para otimizar alguns pontos. O time conquistou duas vitórias fora de casa contra times expressivos nas últimas semanas e quer dar sequência à boa fase. Venceu Cruzeiro e América em Belo Horizonte, ambos por 1 a 0.

Essa será a sétima participação da Veterana na Copa do Brasil. Em duas oportunidades a equipe passou da primeira fase. A primeira em sua primeira participação na competição, no ano de 2003, quando o Verdão eliminou o Juventude nos pênaltis e depois foi superado pelo Atlético-MG. E a segunda em 2014, quando eliminou o Duque de Caxias e depois parou no Coritiba.

Nas demais participações em 2005, 2016, 2017 e 2018, a Veterana não conseguiu passar da fase inicial. Foi desclassificada por Friburguense, Ponte Preta, Corinthians e Fluminense, respectivamente.

O elenco fez os testes de COVID-19 para a partida e todos os resultados deram negativo. O goleiro João Paulo, que sentiu a coxa ao cobrar um tiro de meta contra o América-MG é dúvida para a partida. A boa notícia é que o meia-atacante DenilsonGabionetta teve o nome publicado no BID e está à disposição para atuar.

A arbitragem ficará a cargo de Vinícius Gonçalves Dias Araújo, com assistência de Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Luiz Alberto Nandrini Nogueira. Além do quarto árbitro Gabriel Murta Barbosa Maciel e do inspetor Rogério Pereira da Costa.