Portal de Notícias e Web Rádio 

O Projeto de Lei n. 82/2021, de autoria dos vereadores Wellington Guimarães (DEM), o Paulista, e Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), institui a Semana Municipal Paralímpica. A proposta está em análise pelas Comissões Permanentes.

Após aprovação do Legislativo, a Semana Paralímpica passará a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos de Poços de Caldas e será comemorada anualmente, entre os dias 20 e 25 de setembro. Os objetivos da iniciativa são: promover a conscientização da importância do esporte paralímpico e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; desenvolver o mútuo respeito entre os atletas; promover campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando a inclusão das práticas para todos.

Para o vereador Paulista, a Semana Paralímpica vem colaborar com uma cultura de inclusão no município, através das práticas esportivas para as pessoas com deficiência e com a possibilidade de toda sociedade prestigiar e praticar ações capazes de quebrar paradigmas. “O intuito da proposta é dar evidência para os profissionais da área, juntamente com os alunos. A experiencia que eu tive na Secretaria de Esportes foi fantástica, pois pude conhecer os projetos, e agora, através da Câmara, quero fortalecer esse trabalho, sugerindo a criação de oportunidades que ofereçam mais possibilidades de inclusão. O objetivo é que novas atividades sejam desenvolvidas, sempre com o apoio do Poder Legislativo”, declara.

Nesta semana, Eraldo Sandi dos Santos, Leonardo Souza e Bruno Santos, integrantes do CIDEP (Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico), estiveram na Câmara, oportunidade em que conversaram com os vereadores autores do projeto sobre o tema. “Esse Projeto de Lei é super importante, porque ele vem consolidar ações já em andamento, tendo o mês de setembro com datas muito importantes, como o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência e Dia do Atleta Paralímpico. Então, esse projeto, se tornando realidade, vai fortalecer nossas ações que envolvem pessoas com deficiência, pessoas sem deficiência, fomentando o esporte paralímpico e, ao mesmo tempo, quebrando preconceitos e paradigmas”, afirma Leonardo Souza.

O vereador Flavinho ressalta que o esporte é uma ferramenta de integração, desenvolvimento e transformação social. “Em Poços, já temos um forte movimento que incentiva a prática esportiva de pessoas com deficiência, especialmente nas entidades que atendem a estes públicos. Ter uma Semana Municipal Paralímpica só reforça e fortalece esta cultura em nossa cidade, envolvendo ainda mais o poder público nestas iniciativas que promovem a inclusão e em alguns casos, até a reabilitação”, comenta.

Após conclusão dos pareceres pelas Comissões Permanentes, o Projeto de Lei é colocado em votação. O texto está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.