Projeto Gincana do Saber

Aprovado pela Câmara em julho desse ano, o projeto Gincana do Saber tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos, durante o desenvolvimento da gincana, devem estudar o livro Constituição em Miúdos, de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples direcionada a adolescentes.

A primeira edição do projeto na Câmara de Poços já está em andamento e, em 2019, serão cinco escolas participantes: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. A diretora da Escola do Legislativo de Poços, Tais Ferreira, tem se reunido com professores e alunos para explicar a dinâmica do projeto e esclarecer dúvidas sobre como serão as próximas etapas.

A Gincana do Saber desse ano conta com a participação de estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuarão como monitores durante as fases de visita às escolas, elaboração de perguntas sobre a Constituição em Miúdos e validação das respostas na gincana. O lançamento oficial do projeto, com todos os alunos participantes, será no dia 09 de setembro, às 14h30, no Plenário da Câmara.

Taís Ferreira explica que o novo projeto envolve várias etapas, como adesão da escola interessada, capacitação de professores e monitores, realização da 1ª etapa (palestras e gincana nas escolas), inscrição das duplas vencedoras nas escolas, cerimônia de lançamento e realização da 2ª etapa (oficinas e gincana na Câmara). “Estamos concluindo a fase de visita às escolas, e nessa etapa, nós explicamos o que é a Constituição em Miúdos, do que ela trata, e como será o desenrolar do projeto. Depois desses encontros, vamos dar início à gincana nas próprias escolas, com inscrição prévia das duplas de alunos que queiram participar. As perguntas da gincana serão de múltipla escolha sobre o livro e ficam classificadas para a segunda etapa do projeto, que será na Câmara, duas duplas de cada escola”, conta.

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