Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara de Poços aprovou, na última terça-feira (06), um Requerimento contendo Votos de Congratulações ao idealizador do Projeto Folha Nova Charles Cristiano da Cunha Marini. A proposição é de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede).

O Projeto Folha Nova tem como objetivo possibilitar uma maior arborização nos espaços livres do município através do plantio de árvores. O trabalho teve início na avenida Iolanda Junqueira de Melo, zona sul de Poços, com o plantio de 100 mudas adquiridas pelo próprio idealizador. “Tive essa iniciativa em 2019, quando o país estava com grandes índices de queimadas e devastação. Eu não queria apenas ver a situação e criticar, queria colocar a mão na massa e fazer alguma coisa. Pensando nisso criei o projeto e comecei a comprar as mudas e plantar próximo a minha casa”, conta Charles.

Ele ressalta que, aos poucos, o projeto foi se desenvolvendo com a ajuda de amigos. “Fiz doações de mudas a algumas pessoas também. Estava vendo a negatividade, vendo as pessoas reclamarem e não faziam nada. E aí resolvi mudar isso, investindo do meu bolso, criando a logo. Com a ajuda de muitos amigos, começamos o plantio e o projeto foi se desenvolvendo. Sempre temos o poder de fazer a diferença com nossas mãos, tomar uma atitude, não ficar apenas reclamando e culpando as pessoas. Podemos sim ser agentes transformadores. Foi pensando nisso que surgiu tudo”, diz.

Charles comenta, ainda, sobre a importância da conscientização ambiental. “Acredito que é de extrema importância tomarmos essas atitudes, alcançando o máximo de pessoas. É fundamental a conscientização ambiental e a utilização dos recursos naturais, que são finitos, de forma correta”, afirma.

O vereador Lucas Arruda diz que foi com grande satisfação que conheceu o Projeto Folha Nova e a história de vida do idealizador. “Nosso mandato, que sempre se pautou pela preservação do meio ambiente, pela sustentabilidade e por ações de proteção à biodiversidade, teve a honrosa oportunidade de conhecer de perto esse projeto e, certamente, de ver nele a possibilidade de termos uma cidade mais arborizada, com participação popular e conscientização de todos. Espero que todo esse trabalho cresça e ganhe adesão do maior número de pessoas possíveis, porque juntos somos mais fortes em prol do meio ambiente”, declara.

O Requerimento apresentado pelo vereador Lucas Arruda está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Requerimento n. 700/2021).