Portal de Notícias e Web Rádio 

Aconteceu no último final de semana na Caldense um treino especial de apresentação de Badminton, esporte que vem ganhando notoriedade no Brasil. Participaram 14 alunos, entre 12 anos e 16 anos, do projeto da lei de incentivo ao esporte “Badminton: Esporte Olímpico”.

O responsável pelo projeto, o professor Deusdedit Assis Filho, popularmente conhecido por “Dedão”, contou aos alunos um pouco da história do Badminton, mostrou os equipamentos necessários, explicou os movimentos do jogo e depois passou uma série de exercícios para os alunos se familiarizarem com a modalidade, alguns utilizando bexigas para facilitar a assimilação.

O que é o Badminton?

O Badminton se assemelha com o tênis de campo e também com a peteca. Pode ser praticado na disputa entre dois jogadores ou em duplas. Os jogadores utilizam raquetes, semelhantes à do tênis, e o invés de uma bola, jogam com uma espécie de peteca, chamada de volante.

O objetivo é fazer com que o volante passe por cima da rede e atinja o solo da quadra adversária. Quando isso é alcançado, soma-se um ponto, que vão se acumulando até um dos jogadores atingir 21 pontos e vencer o game. O jogo acaba quando um dos jogadores vence dois games.

O volante atinge velocidades superiores à de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.