Ainda de autoria do vereador Lucas, requerimento foi aprovado na sessão da Câmara de ontem questionando o executivo sobre a adesão do município ao Programa Lixão Zero, anunciado semana passada pelo governador Romeu Zema. “Vivemos o problema do lixão que nunca se resolve, ultimamente procurou-se buscar solução através do transbordo e agora tivemos anunciado o Programa Lixão Zero, inclusive com o incentivo de criação de consórcios municipais e que receberão recursos do governo federal, em parceria com o governo do Estado, para dar solução aos lixões”, afirmou informou o vereador.

Lucas quer saber como fica agora, se mesmo com os trâmites que estão acontecendo na área escolhida para o transbordo o município pode acessar também recursos do novo programa.  A vereadora Regina Cioffi afirmou que 400 cidades serão contempladas para fazer os consórcios e entende que é uma oportunidade muito grande para que Poços busque se integrar ao programa.

“Serão pagas com as multas advindas da Vale em relação aos agravos ambientais de Brumadinho. Quem sabe o município consegue fazer a sua adesão. Eu sempre fui a favor de consórcios que beneficiam um grupo de cidades. Pode ser a salvação da lavoura nesta questão de destinação dos resíduos sólidos”, defendeu a vereadora.