Portal de Notícias e Web Rádio 

A Câmara de Poços aprovou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura a respeito do Serviço de Acompanhamento Domiciliar aos Idosos em situação de isolamento, dependência de cuidados e que não conseguem frequentar atividades de convivência do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. A proposição é de autoria do vereador Wellington Paulista (PSDB).

O parlamentar ressalta que esse serviço de acompanhamento é de fundamental importância para a qualidade de vida dos idosos. “Esse suporte oferece não apenas cuidados físicos, como também proporciona companhia e interação social, combatendo a solidão e promovendo o bem-estar emocional. Além disso, o acompanhamento domiciliar permite uma abordagem personalizada e adaptada às necessidades específicas de cada indivíduo, garantindo uma assistência mais eficaz e humanizada”, diz Paulista em trecho do Requerimento aprovado pelo Legislativo.

Para o vereador, é preciso destacar ainda questões como preservação da autonomia e dignidade. “Essa política pública permite que os idosos permaneçam em casa com segurança e conforto, reduzindo o estresse e a sobrecarga dos familiares e cuidadores, possibilitando que tenham tempo para cuidar de outras responsabilidades, sem deixar de acompanhar o que vem sendo realizado. É preciso pensar na garantia do envelhecimento saudável dos idosos em situação de vulnerabilidade”, diz.

No Requerimento, Paulista questiona os critérios de elegibilidade para que um idoso possa receber o serviço de acompanhamento domiciliar, os tipos de assistência oferecidos e quais profissionais estão envolvidos no processo. Paulista indaga, ainda, qual procedimento deve ser adotado para solicitar o serviço no município.

A melhoria da qualidade de vida dos idosos e a necessidade de políticas públicas voltadas a esse público são temas abordados, com frequência, pelo vereador. Recentemente, Paulista apresentou um Requerimento sobre as ações desenvolvidas em Poços para promoção da saúde emocional da terceira idade. Outras demandas voltadas ao público idoso vêm sendo discutidas, como por exemplo a demarcação de vagas de estacionamento, implantação do projeto Capoterapia, atendimento pelo SUS, entre outras. Todas as proposições estão disponíveis para consulta no site da Câmara https://www.pocosdecaldas.mg.leg.br/