Portal de Notícias e Web Rádio 

Através da Indicação 1650/2021, a vereadora Luzia Martins (PDT) sugeriu ao Executivo um projeto de parceria com o presídio de Poços de Caldas para produção de fraldas geriátricas. Segundo a parlamentar, a proposta vem sendo discutida com a direção do local e o objetivo é implementar ações de melhorias para os Indivíduos Privados de Liberdade (IPL).

Luzia explica que a confecção das fraldas se daria pelos próprios reeducandos, por meio da aquisição de material pelo poder público. “Estou em contato com o diretor do presídio, o Sr. Carlos, há alguns meses, com o objetivo de articular melhorias para o presídio e seus reeducandos. Tivemos a ideia de instalar a produção de fraldas e absorventes no presídio e fomos até a fábrica de fraldas do Lions Urânio para conhecer o trabalho que eles realizam, de forma voluntária. Por ser um maquinário que ocupa pouco espaço, o Sr. Carlos aprovou a possibilidade e, assim, pude dar sequência na Indicação ao Poder Executivo para que executem este projeto”, conta.

De acordo com a vereadora, a iniciativa traz benefícios aos presos com uma ocupação qualitativa. “O funcionamento da máquina é bastante simples, assim como seu manuseio, o que facilita a atuação dos reeducandos. Atualmente, o município gasta o valor de R$ 3.046,06 por mês na aquisição de fraldas geriátricas e, futuramente, gastará com absorventes conforme o Projeto de Lei que está para ser aprovado na Câmara Municipal, garantindo a distribuição gratuita do produto. Dessa forma, entendo essa medida como de grande valia, pois beneficia diversos setores envolvidos e muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, e acredito na execução do projeto, que tem grande potencial”, afirma.

A Indicação que trata das fraldas geriátricas, como também outra Indicação feita pela legisladora para asfaltamento em frente ao presídio, estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.