Portal de Notícias e Web Rádio 

Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros, a expectativa é que este ano a celebração movimente cerca de R$ 9 bilhões, valor, 10% maior que o registrado na mesma época do ano passado, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Diante deste cenário, o Procon Poços de Caldas elaborou uma série de dicas para que os foliões possam aproveitar ao máximo a festividade sem cair nas “ciladas do consumo”.

Na Hora da Compra

A principal orientação do Procon para quem deseja curtir o Carnaval sem preocupações é economizar. Avalie a possibilidade de reutilizar adereços de anos anteriores e, caso seja necessário adquirir novos itens, pesquise preços e qualidade para evitar prejuízos. Além disso, para quem vai presentear, é importante verificar o tamanho correto do presenteado e entender a política de troca da loja, que deve estar conforme o Art. 18 do Código de Defesa do Consumidor.

Comprovantes

A emissão e a guarda da nota fiscal ou recibo são fundamentais, pois estes documentos comprovam a compra e são necessários para a troca de produtos com defeito. A nota deve conter informações como valores, data e o nome ou CNPJ do estabelecimento.

Ingressos

Ao adquirir ingressos, confira se todas as informações sobre o evento, como local, horário e data, estão corretas e correspondem ao anunciado no momento da compra.

Abadás e Blocos Carnavalescos

Verifique se o preço dos serviços inclui itens como bebidas, comidas e petiscos. É essencial também checar se o contrato oferece algum tipo de seguro para emergências ou assistência médica no local.

Viagens

Ao comprar pacotes de viagem, leia o contrato atentamente, especialmente as condições de cancelamento. Guarde uma cópia do contrato e todos os anúncios referentes à oferta. Verifique o que está incluído no pacote e se há custos adicionais.

Consumo de Bebidas/Alimentos

Ao consumir alimentos e bebidas em estabelecimentos, atente-se à validade e à qualidade da embalagem. Exija a nota fiscal para conferir o valor total da compra e a ausência de taxas adicionais.

Artigos Importados

Produtos importados devem ter informações em português na embalagem, permitindo que o consumidor entenda completamente o que está adquirindo.

Atenção a Produtos Específicos

Itens como espumas, sprays, lantejoulas e confetes devem ter na embalagem informações sobre idade segura para uso, validade, composição química e selo do INMETRO.