Primeira ação do Poços Mais Segura

A primeira Operação Padrão ‘Poços Mais Segura’ realizada no final de semana, durou 36 horas, das 7h da última sexta-feira até ontem pela manhã. Mais de 50 pessoas foram abordadas para checagem de documentação e 13 delas encaminhadas para averiguação. A ação realizada na área central, e em outros pontos da cidade, contou com a coordenação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e das secretarias municipais de Promoção Social, Governo, Saúde e Defesa Social.

As operações foram realizadas nas praças Pedro Sanches, Dom Pedro II (Macacos), Monsenhor Faria de Castro (Matriz), Imigrantes (Fepasa), Getúlio Vargas (Urca) e Paulo Afonso Junqueira (Vila Cruz). Também, no entorno da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Complexo Esportivo Santa Rosália, Serra de São Domingos (Cristo) e na avenida João Pinheiro. As ações incluíram abordagens a andarilhos e pedintes.

Na área central, a GCM ficou responsável pelas praças Pedro Sanches e Pedro II e a PM atuou no parque José Affonso Junqueira. As duas corporações agiram em conjunto na região da Igreja Matriz. Algumas ações foram realizadas em apoio às abordagens feitas por agentes da Secretaria de Promoção Social, que divulgaram também a campanha ‘Não dê esmola’.

As operações contaram, ainda, com suporte de quatro veículos da GCM, mais duas viaturas e um Tático Móvel da PM. A central de videomonitoramento da GM, localizada na Fepasa, foi acionada durante todo o período em várias situações.

O diretor da GM, Marcelo Gavião Bastos, considerou altamente positiva a operação conjunta com a PM e disse que foi um grande ganho para o trabalho a utilização da central de videomonitoramento, porque facilitou a localização, observação e identificação de possíveis suspeitos. Segundo ele, este dispositivo deu maior agilidade às abordagens preventivas feitas pelos agentes de segurança. “Novas ações conjuntas estão sendo programadas e ocorrerão, como esta última, em vários pontos da cidade”, anunciou.

Balanço da Operação

53 abordagens com checagem de documentação

46 pessoas em situação de rua abordadas

13 pessoas encaminhadas

Duas pessoas embarcadas

Um conduzido por ato obsceno

Uma motocicleta apreendida

Fechar Menu