Portal de Notícias e Web Rádio 

Em 2021 os aguapés proliferaram de tal forma na Represa Bortolan gerando muitas reclamações. Na época o DME contratou uma empresa especializada em recursos hídricos, para a emissão de parecer técnico, que apontou como principal causa os índices elevados de fósforo total no Ribeirão das Várzeas decorrentes do lançamento de esgoto.

O vereador Kleber Silva, do Novo, quer saber se foi feita a limpeza da água, se quem estava lançando o esgoto na represa foi notificado e quais as providências que estão sendo tomadas caso surja novamente o problema. “Viemos alertar novamente o executivo, para que tome providência, para que neste ano a situação não se repita para enfrentar o mesmo problema de 2021”, alertou o vereador.

Kleber informou que tem conhecimento de que que continua existindo lançamento de esgoto, que o próprio DMAE detectou isso já é possível ver que os aguapés estão surgindo novamente nas águas da represa.

A vereadora Regina Cioffi informou que esteve conversando com o pessoal do Departamento Municipal de Eletricidade, sendo informada que infelizmente o despejo de esgoto na represa continua sem providência.

A vereadora sugeriu a formação de uma comissão de vereadores para ir até a represa verificar a situação.