Portal de Notícias e Web Rádio 

Através de requerimento encaminhado à Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o deputado federal Ulisses Guimarães (MDB) está solicitando a realização de audiência pública a fim de debater sobre as condições de segurança e providências tomadas para prevenção dos riscos de ruptura das estruturas das barragens de rejeitos de mineração que integram a mina de urânio desativada, localizada no município de Caldas.

Para tanto, Ulisses está solicitando a participação de representantes dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, da Agência Nacional de Mineração, da INB, do IBAMA e da CNEN.

“O município de Caldas possui uma mina de urânio desativada desde 1995 e suas instalações industriais encontram-se em processo de descomissionamento. Dentre as diversas estruturas existem barragens de rejeitos de mineração do processamento do urânio, de responsabilidade da INB. A estrutura da barragem de rejeitos foi enquadrada no nível 1 de emergência, portanto, com risco alto de ruptura iminente”, justificou o deputado.

Ainda de acordo com ele, a barragem radioativa possui uma área com 12,5 toneladas de resíduos, que aproximadamente ocupa um espaço equivalente a 50 campos de futebol, contendo lixos radioativos como urânio, torta II, mesotório e rádio.

“Em caso de rompimento, a barragem de resíduos radioativos e a barragem de águas claras, que é a segunda represa, atingiriam, como efeito ‘cascata’, todos os rios que cortam a região, chegando as cidades de Caldas e Poços de Caldas, provocando danos ambientais irreversíveis”, afirmou.